Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos

Por mais de 400 anos, mais de 15 milhões de homens, mulheres e crianças foram vítimas do trágico comércio transatlântico de escravos, um dos capítulos mais terríveis da história humana.

Map overview of the slave trade out of Africa
Panorama do tráfico de escravos oriundo da África, 1500-1900. David Eltis e David Richardson, Atlas do Tráfico Transatlântico de Escravos (New Haven, 2010). Clique na imagem para ampliar.

Retomando a memória das vítimas, a Assembleia Geral, em sua resolução 62/122 de 17 de dezembro de 2007, declarou o dia 25 de março como o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, a ser observado anualmente.

A resolução também solicitou o estabelecimento de um programa de extensão para mobilizar instituições educacionais, sociedade civil e outras organizações para incutir nas futuras gerações as “causas, consequências e lições do comércio transatlântico de escravos, e para comunicar os perigos do racismo e do preconceito”.

Desde então, a cada 25 de março, o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos oferece a oportunidade de honrar e relembrar aqueles que sofreram e morreram nas mãos do brutal sistema de escravidão.

Este Dia Internacional também tem como objetivo promover a conscientização sobre os perigos do racismo e do preconceito nos dias de hoje.

Mais informações sobre o Dia e seu contexto histórico.


Mapa mostrando os fluxos de deportação, séculos 15 e 16
Mapa mostrando os fluxos de deportação, século 17
Mapa mostrando os fluxos de deportação, século 18
Mapa mostrando os fluxos de deportação, século 19

© UNESCO, mapa 'A Rota do Escravo'.


Vídeos relacionados

UNESCO logo

20o aniversário do projeto 'A Rota do Escravo' da UNESCO:
um compromisso com a reconciliação

Em 2014, a UNESCO celebrou o vigésimo aniversário do projeto 'A Rota do Escravo', lançado em 1994 em Ouidah (Benin). A ignorância ou o encobrimento dos principais eventos históricos é um obstáculo ao entendimento mútuo, à reconciliação e à cooperação entre os povos. A UNESCO decidiu então quebrar o silêncio sobre o comércio de escravos e a escravidão, que afetaram todos os continentes e causaram as grandes convulsões que moldaram nossas sociedades modernas.