Organizado pelo Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos

Data: 3 de novembro de 2015, de 13h às 16h30 (horário de NYC)

Local: Sede da ONU em Nova York, no ECOSOC

Programa: O evento será organizado sob a forma de um painel de discussão. Na sequência de observações de abertura e apresentações feitas pelos painelistas, haverá uma sessão de perguntas e respostas com os participantes para que eles possam trocar e expressar pontos de vista em um diálogo franco e aberto.

Mais informações: clique aqui

Este painel discutiu a questão da autorrepresentação relacionada à identidade e ao poder. Como as experiências dos vários palestrantes mostraram, a visibilidade através de autorrepresentação é um instrumento importante na promoção do pleno desfrute dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos por pessoas de ascendência africana e no combate ao racismo e à discriminação racial. Os palestrantes apresentaram experiências sobre como indivíduos, comunidades e nações usaram a autorrepresentação como uma ferramenta para a mudança social e como uma forma de alcançar a representação política e cultural no seio das sociedades. O debate contou com a participação de Celso Athayde, fundador da CUFA, Central Única das Favelas, e foi moderado pelo embaixador Antonio de Aguiar Patriota, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas.

Data: quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Local: Sala do ECOSOC, sede das Nações Unidas em Nova York

Mais informações: clique aqui; assista ao evento clicando aqui.

O Mês da Filantropia Negra, realizado todo mês de agosto, foi criado em 2011 pelo Rede de Filantropia Pan-Africana das Mulheres como uma celebração anual e global em reconhecimento ao Ano Internacional de Afrodescendentes (2011), declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas.

Data: Agosto de 2015

Mais informações: clique aqui

No Brasil, a Década Internacional de Afrodescendentes será lançada na ocasião da abertura do Festival da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha.

Data: 22 de julho de 2015, às 18h30 (horário de Brasília)

Local: Cine Brasília (EQS 106/107 - Asa Sul, Brasília - DF)

Mais informações: www.afrolatinas.com.br/programacao e http://bit.ly/1JuN7ld

No Brasil, a Década Internacional de Afrodescendentes será lançada na ocasião da abertura do Festival da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha.

Data: sexta-feira, 10 de julho de 2015

Local: Sala de Conferências 5, Sede das Nações Unidas

Mais informações: clique aqui

Um olhar abrangente sobre a situação das mulheres e meninas afrodescendentes para a próxima década em relação à Declaração de Pequim na agenda de desenvolvimento pós-2015.

Data: 14 de março de 2015

Local: United Nations Church Center, NYC

Inauguração do Memorial Permanente em Homenagem às Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos. Baixe o programa completo (formato PDF).

Data: 25 de março de 2015

Local: Praça de Visitantes da ONU (United Nations Visitors Plaza)

Horário: 14h–14h45 (horário de NY)

The 'Book of Negroes' é uma minissérie baseada no romance homônimo de Lawrence Hill. A minissérie de seis partes se origina a partir do documento histórico 'Book of Negroes' e conta a história de uma mulher trazida à força da África Ocidental para a Carolina do Sul na época da Revolução Americana, nos EUA.

A Assembleia Geral, por meio de sua Resolução 68/237 de 23 de dezembro de 2013, proclamou a Década Internacional de Afrodescendentes, que tem início em primeiro de janeiro de 2015 e segue até 31 de dezembro de 2024, com o tema “Pessoas de ascendência africana: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

O principal objectivo da Década Internacional é promover respeito, proteção e cumprimento de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de pessoas de ascendência africana, tal como reconhecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A década será uma oportunidade para reconhecer a significativa contribuição feita por pessoas de ascendência africana para as nossas sociedades, além de propor medidas concretas para promover a sua plena inclusão e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata.

Data: 14 de dezembro de 2014

Local: Conselho de Tutela, sede da ONU em Nova York

Mais informações: www.un.org/pga/101214_launch-international-decade-people-african-descent

Um Fórum para Afrodescendentes começará em 2015. Convidamos você a se envolver para torná-lo uma plataforma bem-sucedida de avanço na promoção e proteção dos direitos humanos.

A Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu, na resolução 69/16, estabelecer um Fórum para Afrodescendentes para servir como um mecanismo de consulta durante a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Há uma ênfase na participação inclusiva de todos os Estados-membros das Nações Unidas, agências especializadas, fundos e programas das Nações Unidas, organizações da sociedade civil de afrodescendentes e todas as outras partes interessadas.

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas decidirá sobre o mandato e as modalidades do Fórum para Afrodescendentes.

Antecipando a discussão do Conselho de Direitos Humanos, o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), como coordenador da Década Internacional de Afrodescendentes, convida as partes interessadas, indivíduos, grupos ou organizações a contribuírem com suas visões para o novo Fórum para Afrodescendentes.

Seria conveniente incluir, na contribuição, seus pontos de vista sobre os seguintes aspectos: quais devem ser os fins e objetivos do Fórum para Afrodescendentes, seu foco temático, o formato e a agenda; como assegurar ampla participação no Fórum e quais deveriam ser seus resultados?

O ACNUDH transmitirá todas as contribuições recebidas aos Estados-membros, que realizarão consultas sobre o Fórum para Afrodescendentes durante a 28ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Procedimento para contribuições:

  • As contribuições devem ser enviadas em um formulário escrito e devem incluir as informações de contato do(s) autor(es).
  • O ACNUDH receberá contribuições até a sexta-feira, 6 de março de 2015, à meia-noite no horário de Genebra.
  • As contribuições devem ser enviadas:

Por email: africandescent@ohchr.org

Por carta: International Decade for People of African Descent, Anti-Racial Discrimination Section, Office of the United Nations High Commissioner for Human Rights (OHCHR),
UNOG-OHCHR, CH-1211 Geneva 10, Switzerland

Por conta das limitações de tempo e recursos, o ACNUDH agradeceria se as contribuições fossem claramente relacionadas ao Fórum para Afrodescendentes, limitadas ao tamanho de uma página, escritas apenas em inglês, francês ou espanhol.